PASTORAL DA AIDS - CNBB, NOVOS CAMINHOS


 A Pastoral de Aids – serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou entre os dias de 18 a 20 de outubro de 2019, no Centro Franciscano de Espiritualidade, Porto Alegre/RS, o XVII Seminário Nacional de Prevenção ao HIV e a Assembleia Nacional da Pastoral da Aids, com o tema: “HIV e Aids: desafios que persistem – Contribuição da Pastoral da Aids no enfrentamento da epidemia no Brasil”. 

Cerca de 90 agentes de pastoral, distribuídos em 17 regionais da CNBB, participaram do Seminário. O Regional Norte 2 foi representado pelos agentes da Pastoral da Aids no Estado do Pará: Francisco José Corrêa de Araújo, OFS (Coordenador Regional), Ana Lúcia de Sousa Silva (Vice – Coordenadora Regional e Coordenadora na Diocese de Marabá – Município de Parauapebas), Maria Helena Ferreira Vasconcelos (Secretária Regional e Coordenadora na Diocese de Abaetetuba), Dilson de Siqueira Pinto Júnior (Coordenador na Prelazia de Itaituba) e José Roberto Santos Lopes (Coordenador na Arquidiocese de Belém).



O evento teve como objetivo qualificar a formação dos agentes da Pastoral da Aids, especialmente coordenadores diocesanos e regionais que estão atuando nos seguintes eixos: formação de agentes, informação para a prevenção ao HIV/Aids, acolhida e acompanhamento de pessoas com HIV, e participação dos espaços de controle social das políticas públicas.

O Seminário analisou, com auxilio de profissionais qualificados, a realidade atual da epidemia do HIV, suas tendências, desafios e estabeleceu metas e propostas de ações que servirão para seu enfrentamento, sobretudo no campo do “tratamento como prevenção”. Também qualificou as discussões no que diz respeito ao combate ao estigma e à discriminação. Além disso, o evento elaborou o Plano de Ação para o próximo triênio da Pastoral da Aids (2020-2022) e elegeu a equipe que coordenará a Instituição no próximo período.


No primeiro dia foi abordada “A caminhada da Pastoral da Aids: 20 anos de história” por Frei Luiz Carlos Lunardi, OFM Cap, e “A situação da Epidemia no Brasil: conquistas, entraves e desafios” por Ivo Brito (Departamento de doenças crônicas e outras infecções sexualmente transmissíveis). No segundo dia, Fr. José Bernardi, OFM Cap e Diretor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), explanou sobre “Solidariedade: chave para resposta comunitária nos territórios”. E ainda, o Presidente da Pastoral da Aids, Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás, apresentou “As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na igreja do Brasil: para uma caminhada em comunhão” (DEGAE/ CNBB 2019 – 2023). Em seguida, apresentou-se “Ações, parcerias e desafios: a visão dos agentes inscritos para o Seminário” por Prof. Me. Osman Bernardi. E no último dia do evento, houve a aprovação do Plano Pastoral 2020-2022 e a Eleição da Equipe de Coordenação e ratificação pelo Bispo Presidente.


O objetivo geral do Plano Pastoral 2020-2022 será “Evangelizar, de forma solidária, promovendo a vida como bem maior por meio de ações de prevenção, incidência política, acompanhamento de pessoas que vivem e convivem com HIV, contribuindo no enfrentamento da epidemia do HIV, do estigma e da discriminação”. 

A partir desta Assembleia a Secretaria Nacional da Pastoral da Aids terá como sede o Regional Leste 2 da CNBB, Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo - Dom Frei Dario Campos, OFM. O novo Secretário Executivo Nacional eleito foi o agente de pastoral Evandro Ferrete dos Santos e o novo Assessor Nacional, Pe. Antonio Peroni Filho. No final da Assembleia Eletiva, em sintonia com o Papa Francisco, Dom Eugênio presidiu a Celebração da Santa Missa e realizou o envio dos agentes para a missão de uma Igreja em Saída confiada à Interseção de Santa Dulce dos Pobres e São Francisco de Assis.


Pe. Mauro, Ana Carolina, Dom Eugênio, Evanfro Ferrete e Pe. Antônio Peroni Filho.

Assista ao registo do evento acessando a página do youtube Casa Fonte Colombo.   

COMENTE COM O FACEBOOK: