ENCONTRO REGIONAL N2 DISCUTE SUSTENTABILIDADE NA CAMINHADA

Dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017 ocorreu o Encontro Regional da Pastoral da Aids -  CNBB N2 com o Tema: “Para Onde Vamos?”. A Casa Santa Clara, Ordem Franciscana Secular (OFS), foi a sede do Encontro que contou com a participação de vinte agentes oriundos da Arquidiocese de Belém e dioceses de Abaetetuba, Castanhal, Marabá e Santarém. No Plano de Ação Nacional da Pastoral da Aids 2017-2019, definido em nossa última Assembleia, é apresentado diversos objetivos dentre os quais: “Fomentar a criação e fortalecer as equipes de agentes em vista do desenvolvimento das ações da Pastoral da Aids”. Neste sentido, a Pastoral da Aids do Regional Norte 2, buscou avaliar a caminhada, fortalecer nossas bases, elencar prioridades e rever nossa metodologia a luz da Laudato Si e CF 2017 - Nossa Casa Comum.

Dia 10/11, sexta-feira, fizemos a abertura do evento com o Ofício Divino das Comunidades e refletimos sobre o evangelho de Jesus Cristo Segundo São Lucas 17, 20-21 que trata sobre a construção do Reino de Deus. No sábado, apresentamos as atividades que foram realizadas pelas equipes onde a Pastoral está organizada ou possui ponto focal que desenvolve ações de formação nos valores cristãos, prevenção, incidência política, acompanhamento de soropositivos. Seguindo deste modo, a prática de nossa missão: Solidariedade, Informação e Compromisso Social. Partindo de nossas ações, fizemos uma avaliação do perfil de nossos agentes com o auxílio da Psicóloga Raissa Santos (UFPA). Nesta mirada, aprofundamos com os líderes diocesanos os encaminhamentos realizados pela Carta de Porto Alegre (Elaborada no X Seminário Nacional de Incidência Política) e Carta do RJ (Elaborada no XV Seminário Nacional de Prevenção) para nos ajudar nos desafios da SUStentabilidade na resposta ao HIV/Aids no Pará. Compreendemos a SUStentabilidade como um conceito amplo que pode ser compreendido como:
- SUStentabilidade técnica;
- SUStentabilidade política e pastoral;
- SUStentabilidade financeira.

Seguindo estes princípios, avaliamos nosso planejamento de 2017, rememoramos nossa organização das coordenações, execução de projetos financeiros e planejamento para 2018. Com isso, decidimos manter articuladas as equipes das seguintes dioceses: Belém (05 municípios), Abaetetuba (07 municípios), Marabá (16 municípios), Santarém (06 municípios). Bem como compreendemos como pontos focais as seguintes dioceses: Castanhal (24 municípios), Bragança (20 municípios), Itaituba (05 municípios). Deste modo, as dioceses que são pontos focais participaram das capacitações de formação continuada na condição de Encontros Interdiocesanos.



Como inovação de metodologia para fortalecer as bases e otimizar recursos financeiros pensamos em formar uma equipe de capacitadores e criar uma equipe de comunicação em cada diocese. E também como encaminhamento nós aprovamos o seguinte organograma:



 No domingo, pela manhã foram sugeridas temas para edição do folder do Projeto: ÁGUA DOCE VHIVA financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade e forma propostas atividades para 2018 com o objetivo geral: Orientação para a defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV e aids, promovendo os Direitos Humanos e a superação do estigma e do preconceito. E meta principal: Que as equipes de agentes diocesanos sejam fortalecidos em vista do da sustentabilidade das ações da Pastoral da Aids para poder desenvolver com maior propriedade a acolhida e o acompanhamento das pessoas vivendo com HIV/Aids. Ao final do encontro regional, assistimos uma mensagem audiovisual de agradecimento do Assessor Nacional, Pe.Mauro Marçal e fizemos a oração de envio. O evento foi concluído com o almoço de confraternização no dia 12/11 e agendamos entregar o relatório anual de 2017 até o dia 10 de janeiro de 2018. 

COMENTE COM O FACEBOOK: