CASA DIA APRESENTA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ANO DE 2021 À SOCIEDADE CIVIL

A Pastoral da Aids – Arquidiocese de Belém esteve presente com outros representantes da Sociedade Civil, dia 14 de janeiro de 2022, das 15h às 17h, com a nova gestão do CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE NAS DOENÇAS INFECCIOSAS ADQUIRIDAS – CASADIA, serviço da Prefeitura de Belém, que realizou um encontro com a sociedade civil (dentre os quais estava "Atitude Afro Pará" e "Arte pela Vida") para apresentar seu relatório de atividades de agosto de 2021 a janeiro de 2022. Nesta ocasião, foi apresentado as estatísticas de alguns atendimentos realizados às 14.450 pessoas inscritas no serviço, questões estruturais encontradas pela atual gestão, profissionais vinculados e desafios enfrentados e avanços alcançados até o momento.




Segundo a apresentação da gestão, foi revisado e aprovado pelos técnicos o POP – O Procedimento Operacional Padrão, no qual a Missão do CASA DIA é: Oferecer assistência em saúde com atendimento humanizado em doenças infectocontagiosas adquiridas, especialmente em HIV/AIDS, em conformidade com os princípios do SUS, através de equipe multiprofissional e em estreita relação com o processo de ensino/aprendizagem.

Depois disso, o ponto abordado foi a questão das estatísticas de atendimentos aos 14 mil 450 matriculados até o momento. A média mensal de novas matrículas é de 120. Deste modo, percebeu-se um cálculo de mil a mil matrículas novas, em relação ao tempo:


A mestra em Serviço Social, Rita Moraes, explicou a figura 01, acima, que até 2020, que a proporção é inversa em relação a quantidade de novos casos matriculados e o tempo.

Nesta figura 2, observam-se dados que demonstram a política de HIV/aids em Belém, estes baseados em sua maioria no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM).

Após este tema “desafio” ser comentado pela gestão, representada pela gerente Suely Carvalho, falou-se da questão física do prédio em que se encontra abrigado o CASA DIA: Goteiras; ventiladores com defeito; fechaduras quebradas; salas com infiltrações; poucos armários e pastas de arquivos condicionadas inapropriadamente; ar condicionado com defeito; móveis estufados deteriorados; dispensa de lixo inapropriado na frente da unidade de saúde; câmeras de segurança desativadas...



            Segundo a SESMA Belém, na fala do coordenador da Referência Técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais, Edgar Barra, outro prédio está sendo providenciado para oferecer o serviço do CASA DIA, a digitalização dos prontuários, organização dos arquivos e a descentralização de alguns atendimentos, como a dispensa de medicamentos também estão sendo providenciadas.



            O outro tema abordado foi o quadro de funcionários, dos quais se apresentou:

      Negociação de carga horária;

      Adoecimento mental;

      Desmonte;

      Desvio de consultas especializadas;

      furtos de remédios;

      Estatuto do servidor púnlico pouco observado;

      Poucos médicos;

      Fundo de suprimentos inativo;

      Nepotismo;

      Contratação de pessoal inábil;

      Auto índice de reclamações na ouvidoria interna e na SESMA;

      SINAN desatualizado;

Segundo a atual gerência, providências foram adotadas para sanar estas questões dos funcionários: reuniões com o DEAS, equipe de profissionais e parceiros para avaliação diagnóstica, capacitação, humanização, reivindicação sobre o seguro de vida, consulta à SESMA sobre a carga horária e produção esperada da Unidade, mudanças de quadro de profissional, sindicância de investigação sobre as irregularidades de consultas e exames especializados, reativação das câmeras de segurança, captação de recusos, contratação de novos médicos, entre outras. 











Uma atividade de tem ganhado muito destaques é a estratéguia de contratação de Educadores Populares em Saúde, os mesmos são profissionais capacitados para atuarem junto a equipe de acolhimento e vinculação, que dentre tantas atividades, como o café da adesão, realizam atividade de orientação e informação a distância por mídias sociais como instagram e whatsApp. 




Umas das poucas Unidades de Saúde do Brasil que atuam na atenção ao HIV pelo Sistema Ùnico de Saúde (#SUS), Belém se destaca com os atendimemtos de informação, acolhimento e orientação a distância. 

    Recentemente, a Equipe de Educadores em Saúde coletaram dados de uma pesquisa de satisfação com os usuários pelo link: https://forms.gle/ob5zgNhUFaArnmPb9

    A equipe nos enviou algumas respostas dos usuários:


    Além desses avanços, a gestão também nos apresentou:

  • composição de um novo Conselho Gestor;
  • ampliação das coletas dos exames de CD4 e Carga Viral; 
  • atividades de humanbização;

Por fim, seguimos nesta luta pela vida, pois a causa vale o sangue e o suor! 


COMENTE COM O FACEBOOK: