QUEM SOMOS?

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB REGIONAL NORTE 2
PASTORAL DA AIDS

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Paz e Bem,

Em 2002, criou-se a Pastoral da Aids, em âmbito Nacional com sede em Porto Alegre/RS. É uma serviço de ação social da CNBB, pertencente da Comissão da Caridade, Justiça e Paz. Uma entidade cívico-religiosa sem fins lucrativos organizada por tempo indeterminado. A Pastoral da Aids é organizada para ajudar nos desafios que a pandemia da Aids apresenta para a Sociedade, Governo e Igreja. Tem por missão a solidariedade, informação e compromisso social; Segue o método Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar; Visa promover vida digna – como bem maior - e atuar na prevenção de IST/ HIV/ Aids, igualmente acompanhar as pessoas que vivem e convivem com estas doenças. Objetiva incentivar o cuidado de si e dos outros, humanizando relações frente à realidade da Aids e ao processo de exclusão que atinge grande parte da população. 

Segundo Dom Eugênio Rixen – Presidente Nacional da Pastoral da Aids, a motivação dos agentes da Pastoral é a misericórdia relatada na parábola do bom samaritano. “Queremos colaborar na luta contra essa doença que ainda dá limite à vida das pessoas. É um serviço que nós fazemos em parceria com muitas outras organizações públicas”.

No Regional Norte 02 (Pará e Amapá), sob o acompanhamento de Dom Dominique Marie Jean Denis You, a Pastoral da Aids existe desde 2004 atuando na Arquidiocese de Belém, dioceses de Abaetetuba, Bragança, Castanhal, Marabá, Macapá e Prelazia de Itaituba. Está em processo de expansão e fortalecimento visando atender toda a área de atuação da CNBB N2 realizando atividades nos seguintes eixos: 

Pastoral: Presença em Paróquias, Acompanhamento de Pessoas que vivem com HIV/Aids – PVHA’s e profissionais da saúde/ Educação, Celebrações da Vida, etc. 

Técnico-científico: Incentivo ao Diagnóstico Precoce, presença e parceria em Unidades de Testagem, Aconselhamento e Tratamento de IST/ HIV/ Aids e Hepatites Virais. 

Incidência Política: Parcerias Governamentais/ Ministério da Saúde/ Prefeituras, Fórum de Ong’s Aids e Conselho Nacional/ Estadual e Municipal de Saúde, etc. 

Sobre a prevenção ao HIV e assistência aos soropositivos: “a Igreja assume este serviço e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende os direitos daqueles e daquelas que foram infectados pela Aids”. “Faz também o trabalho de prevenção, pela conscientização dos valores evangélicos, sendo presença misericordiosa e promovendo a vida como bem maior”. (Diretrizes Gerais da CNBB 2003-2006, n. 123); “Consideramos de grande prioridade fomentar uma pastoral com pessoas que vivem com HIV/Aids, em seu amplo contexto e em seus significados pastorais: que promova o acompanhamento integral, misericordioso e a defesa dos direitos das pessoas infectadas; que implemente a informação, promova a educação e a prevenção, com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações, para que desperte a consciência de todos para o controle desta pandemia” (parágrafo 421 do Documento de Aparecida). 

Com isso, nos apresentamos para propor parceria e sermos juntos promotores “da vida, e vida em abundância” (Jo 10, 10b). 

Fraternalmente,

Bispo Acompanhante Regional Norte II: Dom Dominique Marie Jean Denis You
Coordenadora Regional: Adalgisa Maria Cardoso Saraiva
Vice-Coordenador: Francisco José Corrêa de Araújo
Secretário Executivo: Eduardo dos Santos Soares (Eduardo da Amazônia)

Coordenação da Arquidiocese de Belém: Cristiane Helena Silva de Oliveira
Coordenação da Diocese de Abaetetuba: Maria Helena Ferreira Vasconcelos
Coordenação da Diocese de Castanhal: Maria Nadir de Lima Barros
Coordenação da Diocese de Marabá: Ana Lúcia de Souza Silva
Coordenação da Diocese de Bragança: Rozulda de Sousa Simião
Coordenação da Prelazia de Itaituba: Norma Iolanda Lindoso Viana