DIOCESE DE MARABÁ REALIZA AÇÕES EDUCATIVAS PARA O ENFRENTAMENTO AO HIV/AIDS


Em parceira com o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA e o Conselho Municipal da Criança e  do Adolescente de Parauapebas - COMDCAP, a Pastoral da Aids da Diocese de Marabá, vem realizando ações no Dezembro Vermelho. Entre as atividades estão palestras em empresas como VALE, KOMATSU, SOTREQ entre outras, levando a informação sobre a importância da prevenção, enfatizando a "Campanha Zero Discriminação, Zero Infecções e Zero Mortes" e reforçando a "Campanha Solidária +Leite +Saúde = VHIVER MELHOR" para atender as necessidades das crianças que vivem com HIV. A mobilização  contou com a distribuição de panfletos informativos e dois outdoor na cidade.

Para Ana Lúcia, da Coordenação Regional da Pastoral da Aids, é necessário retomar a pauta e o contato com outras organizações. A importância desse movimento é "trazer a reflexão e mostrar que a aids está ainda aí, que ainda causa danos na vida das pessoas e voltar também os vínculos com instituições locais", ressalta.

Houve ainda a coletiva de imprensa com as emissoras locais, participação em programas de rádios em parceira com o CTA de Parauapebas, além do encontro com os acolhidos da Fazenda da Esperança de Parauapebas, levando a informação para todos.

Carlene Barros, técnica do COMDCAP, destaca que o apoio do Conselho a essas iniciativas, sobretudo às crianças que vivem com HIV, são necessárias e seguirão em 2023. Segundo ela, "anualmente é previsto no nosso planejamento o incentivo a essas ações para fortalecer a política pública de saúde, especialmente que atinge os mais vulneráveis, estimulando a prevenção e o combate ao preconceito".

Por Lucas Reis e Eduardo da Amazônia

COMENTE COM O FACEBOOK: