PASTORAL DA AIDS CNBB NORTE 2 + DEZEMBRO VERMELHO

Os agentes da Pastoral da Aids  - CNBB Norte 2 seguem motivados pelo Santo Evangelho na defesa da Vida e dos direitos humanos na luta contra aids. Diversas ações são realizadas entre os meses de novembro e dezembro unindo forças com OSC's e Governo para envolver o maior número de pessoas na campanha nacional denominada "Dezembro Vermelho".

ESTATÍSTICAS GLOBAIS SOBRE HIV 2019
  • *24,5 milhões [21,6 milhões—25,5 milhões] de pessoas com acesso à terapia antirretroviral (*até o final de junho de 2019).
  • 37,9 milhões [32,7 milhões—44,0 milhões] de pessoas em todo o mundo vivendo com HIV (até o fim de 2018).
  • 1,7 milhão [1,4 milhão—2,3 milhões] de novas infecções por HIV (até o fim de 2018).
  • 770 000 [570 000—1,1 milhão] de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS (até o fim de 2018).
  • 74,9 milhões [58,3 milhões—98,1 milhões] de pessoas foram infectadas pelo HIV desde o início da epidemia (até o fim de 2018).
  • 32 milhões [23,6 milhões—43,8 milhões] de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS desde o início da epidemia (até o fim de 2018).
                O Brasil teve um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV entre 2010 e 2018, de acordo com dados divulgados pelo Programa Conjunto da ONU para HIV/Aids, o Unaids. O número coloca o país como um dos da América Latina com maior aumento de casos - foram cerca de 100 mil em toda a região ao longo de 2018. A média de crescimento de novos casos de HIV na América Latina foi de 7%, segundo a ONU. O país com maior aumento foi o Chile (34% no período), seguido de Bolívia (22%), Brasil e Costa Rica (ambos com 21%).     Cerca de 870 mil pessoas vivam com HIV/Aids no Brasil, sendo 731 mil já diagnosticadas.  Segundo o site Agência Brasil, o Ministério da Saúde fez um alerta: 135 mil pessoas no Brasil convivem com o vírus HIV e não sabem. De acordo com os  esta fonte, das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV. O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.
            Apesar do desmonte de direitos que estamos vivendo no Brasil, a Luta contra aids resiste e persiste unindo pessoas de boa vontade que diariamente doam sua vida sendo sal da terra e luz do mundo. Os avanços positivos existem, mas há também muita estagnação e retrocessos: A epidemia ainda é uma realidade muito presente entre os jovens, há quatro décadas insistem os altos índices de preconceito e discriminação, anualmente cerca de um milhão de pessoas morrem por causas relacionadas ao HIV em todo o mundo...
               Nossa luta é todo dia! Segue alguns registros das principais atividades realizadas pela equipe de agentes da Pastoral da Aids Norte 2:

Arquidiocese de Belém


Roda conversa com a Juventude belenense sobre HIV/Aids




Pastoral da Aids recebe agradecimento da Prefeitura de Belém


Palestra no Núcleo de Educação Popular. Envolvidos: Associação dos Moradores do Benguí, Grupo de Mulheres Brasileiras,  Casa de MISSÃO Sagrada Família , UEPa ,  juntos num projeto de TRANSFORMAÇÃO da sociedade : Formação de Educadores Populares.

Comunidade São Bento - benguí Celebra a Luta Contra a aids

Prefeitura de Belém reúne forças no Dezembro Vermelho

Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids com nossa amiga Amélia Gracia na Ação do "Arte pela Vida" realizada no CENTUR.

Participação das atividades no Hospital Barros Barreto - HUJBB/UFPA

Participantes das atividades no Hospital Barros Barreto - HUJBB/UFPA

Diocese de Marabá


Divulgação da Pastoral da Aids na Assembleia da Paróquia São Francisco de Assis - Município de Paraupebas.

O HIV é um vírus, o preconceito ignorância.



Palestra nas escolas



Ação de saúde para abrir as atividades do DEZEMBRO VERMELHO em parceria com secretaria de saúde/CTA. 
Na feira livre do Bairro Cidade Jardim/ Paraupebas.
Participação na Assembleia Diocesana de Marabá

Diocese de Abaetetuba



Palestras e incentivo ao Diagnóstico Precoce


Panfletagem na UFPA - Campus Abaetetuba


Diocese de Bragança

Missa na Paróquia São Sebastião - Diocese de Bragança



Presença na Assembleia Diocesana

Parceria com o Exército

Diocese de Santarém




Nos dia 07, 14, 21 2 28 de Novembro de 2019, a Pastoral da Aids de Santarém participou com parceira das ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).
Nos dias 05, 12, 13 e 16 de Novembro de 2019, em conjunto com o SPE levou informação para jovens na faixa etária de 13 a 29 anos, sobre a epidemia do HIV/AIDS. A equipe tem participação no grupo de Adesão Do CTA e no dia 1º de dezembro celebrou a Santa Eucaristia em solidariedade com a Luta contra aids.

Prelazia de Itaituba

Panfletagem em parceria com CTA na Praça do pescador em Itaituba dia 29 de novembro


Santa Missa e panfletagem na Igreja Catedral Sant'Ana



Encerramento do dia 1º de dezembro com iluminação avermelhada da Igreja da Sé prelatícia. 

Diocese de Castanhal

Celebração da Santa Missa, Panfletagem e Incentivo ao Diagnóstico Precoce.




"Lembras que abres caminhos, outros te seguiram (...) Oh, vem conosco vem caminhar, Santa Maria Vem"


................................................................................

COMENTE COM O FACEBOOK: