PASTORAL DA AIDS PARTICIPA DA ESCOLA DE LIDERANÇAS JOVEM


No último sábado (04/06), a Pastoral da Aids participou da Escola de Lideranças Jovem, promovida pela Pastoral da Juventude das Regiões Episcopais São Vicente de Paulo e Menino Deus na Arquidiocese de Belém. Com o tema “Espiritualidade da PJ” sob a responsabilidade dos agentes, @s participantes refletiram conceitos e desafios sobre mística e espiritualidade, bem como vivências da fé cristã, sobretudo no segmento de Jesus Cristo na Pastoral da Juventude.

Durante a atividade, apresentou-se alguns elementos comuns no trabalho da Pastoral da Aids e da Juventude como a importância de um referencial bíblico-teológico para iluminar a caminhada, a graça da Eucaristia e da partilha, a valorização das experiências e utopias e a necessidade da relação fé-vida. Em referência ao Ano da Misericórdia, foi ressaltado a necessidade de uma Igreja mais acolhedora e menos excludente, sobretudo com @s jovens que enfrentam problemas relacionados à violência, ao HIV, entre outros. 

Sobre a espiritualidade libertadora, as dimensões psicossocial, ecumênica e ecológica também foram destacadas para uma vivência profética e missionária, encarnada na realidade. Neste sentido, recordou-se a vida doada d@s mártires da caminhada Latino-Americana que lutando pela humanidade e/ou pelo planeta, foram assassinadas.

O incentivo ao diagnóstico precoce e o combate à discriminação às pessoas vivendo com HIV/Aids foram algumas das ações desenvolvidas pela Pastoral da Aids como frutos de uma espiritualidade comprometida com @s excluíd@s. O módulo foi desenvolvido através de explanação, dinâmicas, trabalho em grupos, música e no final, @s participantes fizeram uma dança sagrada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho.

COMENTE COM O FACEBOOK: