DIAGNÓSTICO PRECOCE 03/2015

INSTITUTO ALBERT EINSTEIN – Rod. Augusto Montenegro, Km 07, Nº555. Parque Verde. Belém/Pa. - 20/05





A ação social de “Incentivo ao Diagnóstico Precoce” 03/2015, foi uma atividade da Pastoral da Aids atendendo ao convite do aluno do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Albert Einstein, Wallace Costa,o mesmo é agente de Pastoral e membro da Rede de Jovens Mais Pará (Pertencente à Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo Com HIV/aids). A ação foi realizada como parte das atividades da Feira Cultural – Turma 036 do referido Instituto, o qual proporcionou a população local do bairro do Parque Verde. Na ocasião, a Pastoral da Aids disponibilizou 2.000 panfletos impressos sobre o incentivo ao diagnóstico precoce e uma equipe composta pelos agentes de pastoral: Cristiane Helena Silva de Oliveira, Francisco José Corrêa de Araújo,Wallace Costa, Suellen Trindade Correia, Adalgisa Maria Saraiva Teixeira e a Enfermeira Bianca Lima. Esta equipe recebeu o apoio da Coordenação Municipal de DST/Aids/ Hepatites Virais do Município de Belém que disponibilizou 50 testes de Rapid Check, materiais descartáveis, 02 caixas de preservativos e 24 unidades de copos de 300ml contendo água mineral.
       Atendemos ao convite de realizar esta ação social por se tratar de um Instituto que congrega muitos jovens e por estar localizado em um dos bairros distantes do CTA do município de Belém, bem como pelo fato de oferecer o curso de Técnico de Enfermagem e outros da área da saúde. A divulgação da campanha ocorreu reprodução da gravação de chamadas para o Teste anunciada em bike-som ao entorno do bairro, bem como panfletagem de 2.000 informativos.
       Chegamos ao Instituto Albert Einstein às 17h, havia 02 dois espaços reservados para os procedimentos da testagem de HIV (uma sala para aconselhamento pessoal e outra para coleta da amostra e entrega do resultado). 102 pessoas assinaram uma lista de presença da turma 036 e 21 testes para HIV foram realizados, dentre estes testes, todos detectaram resultado Não-reagente. Enquanto realizávamos os testes, outros alunos apresentavam cartazes informativos sobre HIV/aids e preconceito.
      A Pastoral da Aids recebeu o apoio de sete alunos Instituto. Pois, em vista do grande público e horário reservado para a ação, tivemos dificuldades em atender a demanda. O processo de distribuição de senhas, preenchimento da autorização e demais procedimentos, não nos permitem realizar mais de 25 testes no intervalo de 4h.
     Ao entregar o resultado do teste rápido, individual e sigiloso, foram reforçadas as orientações de prevenção e necessidade de acessar o CTA para outros testes. Na saída os alunos distribuíam os preservativos, doces, panfletos e boletim Informativo da Pastoral. A ação do Diagnóstico Precoce ocorreu das 18h às 22h e obteve excelente resultado.

     Estamos muito agradecidos pela confiança depositada por parte da Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Belém, José Roberto Chaves Paes e a direção do Instituto Albert Einstein.
  

PONTOS POSITIVOS:
    


A estimada parceria da Pastoral com a Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Belém e Instituto Albert Einstein. 80% dos testes foram em jovens entre 16 e 29 anos, 20% dos testes foram em adultos acima de 30 anos. Das 21 pessoas que realizaram seu teste e acessaram maiores esclarecimentos sobre “o cuidar de si”, 80% era a primeira vez que acessa este serviço possibilitando a estes o aconselhamento, testagem, superação do medo, dúvida, preconceito e discriminação.


PONTOS NEGATIVOS:

A Pastoral da Aids, por ser uma entidade filantrópica sem fins lucrativos não possui verba e por isso encontra dificuldade para garantir o transporte dos agentes e de material utilizado (Banner, panfletos, cartazes). 




COMENTE COM O FACEBOOK: