Bairro do Guamá - Biblioteca Moaraná. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E EDUCADORES MOARANÁ. - 24/04/2015
A ação social de “Incentivo ao Diagnóstico Precoce” 02/2015, foi uma atividade da Pastoral da Aids atendendo ao convite do Vereador Gleisson Oliveira, o qual proporcionou a população local do bairro do Guamá diversos serviços como: Corte de cabelo, emissão de Registro Geral, espaço de lazer para crianças entre outros, como a testagem para HIV. A Pastoral da Aids foi acionada com menos de um mês para realização da ação social, mas conseguimos disponibilizar 2.000 panfletos impressos sobre o incentivo ao diagnóstico precoce e uma equipe composta pelos agentes de pastoral: Cristiane Helena Silva de Oliveira, Francisco José Corrêa de Araújo, Érica Meira, Singrid Malcher e Ana Carolina Dias. Esta equipe recebeu 40 testes de fluido Oral disponibilizados pela Coordenação Municipal de DST/Aids/ Hepatites Virais e contamos com o apoio de enfermeiros para realização dos mesmos.
Este bairro foi escolhido para a ação social por ser um dos bairros mais populosos do município de Belém e não oferecer em sua Unidade Básica de Saúde testes para HIV que consigam atender o bairro. A divulgação da campanha ocorreu reprodução da gravação de chamadas para o Teste anunciada em bike-som e rádio comunitária do bairro, bem como panfletagem de 2.000 informativos.
Ao chegarmos a Biblioteca Moaraná., às 8h da manhã, havia 02 dois espaços reservados para os procedimentos da testagem de HIV (Uma recepção e uma sala para aconselhamento pessoal, coleta da amostra e entrega do resultado). Cerca de 200 pessoas acessaram aos serviços disponibilizados e 24 testes para HIV, dentre estes testes, somente 01 (um) deu resultado positivo (Uma mulher de 52 anos, cujo marido havia falecido de um acidente de moto - relato da paciente. Esta foi aconselhada a repetir seu teste no Centro de Testagem e Aconselhamento. A paciente recebeu o resultado de maneira equilibrada, pois testemunhou que tinha fé e que a última palavra é de Deus... mesmo assim, reforçamos a importância da paciente acessar a confirmação do teste e tomar os devidos cuidados de adesão a um tratamento preventivo).
A Pastoral da Aids contou com agentes e profissionais capacitados para o exercício de aconselhamento, testagem e entrega do resultado. Ao entregar individualmente o resultado do teste rápido foi reforçada as orientações de prevenção e os enfermeiros distribuíam os preservativos.
Estamos muito agradecidos pela confiança depositada por parte da Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Belém, José Roberto Chaves Paes e de toda a equipe de assessoria do vereador Gleisson Oliveira.
PONTOS POSITIVO: |
A estimada parceria com a Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Belém, articulação com o Vereador Gleisson Oliveira; Disponibilização de outros serviços como emissão de documentos; Superação do público esperado; 60% dos testes foram em jovens entre 16 e 28 anos, Testagem, 40% dos testes foram em adultos acima de 30 anos. Das 24 pessoas que realizaram seu teste e acessaram maiores esclarecimentos sobre “o cuidar de si”, 60% era a primeira vez que acessa este serviço possibilitando a estes o aconselhamento, testagem, superação do medo, dúvida, preconceito e discriminação.
PONTO NEGATIVO: A Pastoral da Aids, por ser uma entidade filantrópica sem fins lucrativos não possui verba e por isso encontra dificuldade para garantir o transporte dos agentes e de material utilizado (Banner, panfletos, cartazes). Sobre a realização dos testes, percebeu-se que o local não comportava uma atividade tão ampla, pois o espaço físico da Biblioteca é específico para atividades de esportes e leitura. Assim, houve uma lentidão no atendimento ao presente público. |
COMENTE COM O FACEBOOK: