SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES É ABORDADO NO X SEMINÁRIO DE INCIDÊNCIA POLÍTICA



Com o tema “Capacitar lideranças para superar as desigualdades”, aconteceu entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2022 o X Seminário Nacional de Incidência Política, em Porto Alegre/RS.  Promovido pela Casa Fonte Colombo e a Pastoral da Aids, a atividade contou com agentes de 20 estados do Brasil para aprofundar sua participação no campo do controle social das políticas públicas de saúde, sobretudo no campo do HIV e aids.
O evento abordou os seguintes assuntos: Determinantes Sociais em Saúde e seus impactos na epidemia do HIV e outras IST; Políticas Públicas de enfrentamento e quadro atual da epidemia da Aids no Brasil; Acordo de Cooperação Técnica 060/2021, Estigmas e Discriminação: impactos na prevenção, diagnóstico e tratamento e; Desafios a enfrentar e pautas prioritárias da luta contra a Aids.

Participantes do Regional Norte 2 no X Seminário de Incidência Política
Norte 2 presente no X Seminário de Incidência Política - Foto: Jhorn William

Deuziane Silveira, agente da Pastoral da Aids no Regional Norte 2, avalia que o encontro foi bem objetivo e esclarecedor. "Além das trocas de experiências com as diversas realidades, observar a necessidade de conectar políticas tão necessárias como saúde e assistência social, ajudam ainda mais na superação da epidemia de aids", comenta.

Para Edinaldo Silva, da Arquidiocese de Belém-PA, "o seminário foi muito importante pra poder nos dar alguns esclarecimentos e nivelamentos sobre a relação política que está sendo tomada na aids". Ele também acredita que o intercâmbio com outras/os agentes também fortalece a atuação nas bases.

Além das organizadoras, também contou  com a presença de representantes da CNBB, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis - Ministério da Saúde, Programa das Nações Unidas no combate a Aids - Unaids Brasil, Divisão Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis e Não Transmissíveis - SES RS, CAIST - SMS Porto Alegre, Movimento de luta contra HIV e Aids.

Na conclusão do seminário, foi lançada a Carta de Porto Alegre 2022 com os compromissos firmados entre as/os participantes (acesse aqui).


COMENTE COM O FACEBOOK: