VIGÍLIA PELOS MORTOS DE AIDS 2018: LUZES PELA VIDA


Animados pelo exemplo de Jesus Cristo e pelo anuncio do Reino de Deus, cujo desejo é que “todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10, 10b)”, a Pastoral da Aids – CNBB Regional Norte 2, realizou do último dia 20, terceiro domingo do mês de maio, a “Vigília pelos Mortos de Aids” que reafirma: “tantas vidas não podem se perder”. Esta atividade é celebrada internacionalmente por meio de várias celebrações litúrgicas e demais atos públicos. Trata-se de um momento histórico para lembrar os amigos e familiares que perdemos e aumentar a conscientização sobre o HIV, transformando a saudade em atitudes de solidariedade e cuidado à vida, "Refletindo sobre nosso passado, cuidando do nosso futuro!". 



O Bispo Acompanhante da Pastoral Regional, Dom Irineu Roman, dedicou um texto de animação fraterna aos agentes e parceiros envolvidos nesta atividade. Com isso, a equipe de agentes da Pastoral da Arquidiocese de Belém participou de uma entrevista no programa televiso “Notícias Pastorais” da TV Nazaré exibido dias 19 e 20/05, realizou palestra no dia 18/05 com os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil) e celebrou a vigília no dia 20/05 na Praça Batista Campos e Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz (Bairro Benguí – Pároco: Pe. Padre Wanderson Jorge da Costa Barata). 

Na praça, a atividade foi realizada com vários fieis e contou com a presença de Cledson Sampaio (Referência Técnica de HIV no município de Belém) e assessoria da Profª Drª Aline Macedo de Queiroz (Enfermeira da UFPA) a qual articulou a memória pelos mortos de aids à resistência negra com a oficina da boneca Abayomi. Na missa das 18h30, na Igreja Rainha da paz, os agentes envolveram os fieis com uma breve apresentação da Vigília e os símbolos da luta contra aids (Colcha de retalhos, laço vermelho) e a luz de velas rezaram a Oração pela Vida.  

As Dioceses de Castanhal, Abaetetuba, Bragança, Marabá, Santarém e Prelazias do Xingú e Itaituba também realizaram diversas ações em memória solidária pelas vítimas da Aids, que até o ano de 2017 já ceifou mais de 35 milhões de vidas. Dentre estes, várias personalidades nacionais e internacionais foram homenageados: Magic Johnson, Michel Foucault, Renato Russo, Caio Fernando Abreu, Cazuza, Henfil, Freddie Mercury, Betinho, Sandra Bréa, Tom Waddell. Robert Boyle "Bobbi" Campbell Júnior e Sallie Perryman.





Na Diocese de Marabá, município de Parauapebas, a equipe de agentes realizou panfletagem e anúncios em carro-som, entoou cantos de esperança, anúncio e denúncia, e acendeu luzes pela vida após a celebração eucarística da Paróquia São Francisco de Assis.




A Diocese de Santarém também realizou uma bela celebração de Pentecostes e com as luzes do Espírito Santo elevaram as orações pelos mortos de aids.
Em todo o regional norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) a Vigília pelos Mortos de Aids envolveu mais 3.000 pessoas entre fieis e parceiros na luta contra aids, como a Conferência da Família Franciscana do Brasil e Fórum Paraense de ONG's AIDS.





COMENTE COM O FACEBOOK: