PASTORAL DA AIDS REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PARÁ

A Pastoral da Aids, serviço de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, na resposta católica a epidemia da aids, realizou no período de 29 de abril a 01 de maio de 2018 o Encontro de Formação com o tema “Quem é meu próximo?”- Inspirada na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37). O evento ocorreu na Casa Santa Clara, sede da Fraternidade São Francisco de Assis – Ordem Franciscana Secular, Cidade de Belém/Pará.


            Após o credenciamento dos 18 participantes, iniciamos um momento de espiritualidade refletindo sobre a Parábola do Bom Samaritano. Em seguida, houve a apresentação dos agentes da Pastoral oriundos de várias dioceses da CNBB Norte 2: Arquidiocese de Belém, Dioceses de Abaetetuba, Marabá, Castanhal, Bragança, Cametá, Santarém e Prelazias do Xingú e Itaituba. Continuamos as atividades deste dia com a análise do Relatório da Pastoral da Aids - Regional Norte 2 – Ano base 2017.

            No dia seguinte, após a mística da manhã, avaliamos as atividades previstas para o ano de 2018 e estudamos o texto da edição “Cadernos Aberto 05” com o tema: Qual a motivação dos Agentes da Pastoral?. Os participantes expuseram suas contribuições e dialogaram ainda sobre o texto "Quem é meu próximo?” (Frei Carlos Mesters, Carmelita). Os textos animaram os presentes e fundamentaram sobre a espiritualidade que move os mais de 54 agentes no Estado do Pará que trabalham diariamente na luta contra aids. Para encerrar o dia, a equipe realizou uma Celebração da Vida com acendimento de velas em memória pelos mortos de aids.
            No ultimo dia de Capacitação, os agentes multiplicadores estudaram sobre os desafios da Incidência Política. Neste dia, o Deputado Estadual do Pará, Dirceu Ten Caten e seus assessores contribuíram na atividade com o tema: Frente Parlamentar, uma necessidade na luta contra aids.
            Ao final, a Coordenadora Regional da Pastoral da Aids, Adalgisa Maria Cardoso Saraiva, agradeceu a todos os presentes, parceiros, assessores e de modo especial ao financiador do Projeto Doce Água Vhiva – Fundo Nacional de Solidariedade/ CNBB. Eventos como este fortalecem a caminhada de base dos agentes multiplicadores que animados pela alegria do evangelho seguiram para suas dioceses exultantes na “Laudato Si” e firmes na promoção da vida.






COMENTE COM O FACEBOOK: