JOVENS DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA A RESPOSTA AO HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS NA AMAZÔNIA



Com o objetivo de promover um espaço in-formativo sobre IST, Aids e Hepatites Virais, construindo caminhos possíveis na resposta juvenil a epidemia no Estado, a Pastoral da Aids do Regional Norte 2 realizou entre os dias 09 e 11 de dezembro, o Encontro Estratégico de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids. A atividade que fecha este ciclo do "Projeto Juventude é Vida na Amazônia", desenvolvido com o apoio do Fundo PositHiVo e em parceria com a Rede Jovens + Pará, contou com a participação de lideranças juvenis do oeste e sudeste paraense, além da Região Metropolitana de Belém/PA.

A circularidade foi vivenciada durante a abertura, onde @s participantes tinham ao centro, velas coloridas e tarjetas com as diversas realidades nas quais a juventude se identifica e/ou vivencia. Neste cenário que buscava representar essa diversidade social, política, econômica e cultural, compartilharam entre si, seus sonhos, intercalado entre músicas e outras reflexões.

A roda de conversa sobre “Juventude e Soropositividade na Amazônia”, contou com a presença da Dra. Helena Brígido e Edgar Barra, respectivamente médica infectologista e coordenador estadual da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. A discussão teve como foco a realidade das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e d@s jovens desta região.

As mini-oficinas sobre Teatro do Oprimido, por Alexandre Luz, educador do Instituto Universidade Popular (UNIPOP) e Educomunicação pelo secretário regional da Pastoral da Aids, Eduardo da Amazônia, que também contribuiu com noções acerca de planejamento. 

Desafios relacionados à epidemia, vividos pel@s jovens nos municípios de Parauapebas, Santarém, Castanhal, Tucuruí (área urbana e aldeia) entre outros, foram debatidos. Como principais indicativos de atuação, @s participantes apresentaram as propostas de pontos focais nas unidades de tratamento para o HIV, trabalho nas escolas e universidades, além das construção de redes municipais na resposta a aids e as hepatites virais.

Clique aqui e veja outras fotos desta atividade!

COMENTE COM O FACEBOOK: